05 outubro, 2010

Fernando Pessoa...

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso."
 
 

Pinacoteca de São Bernardo do Campo



Reflexões e Conquistas
Com um acervo de arte que começou a ser formado no final dos anos 1960, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo reúne atualmente 1.125 obras de alguns dos artistas mais representativos da arte brasileira com pinturas, gravuras, colagens e esculturas. O espaço foi inaugurado há 29 anos com a missão de divulgar e estudar a arte moderna e contemporânea por meio da apresentação permanente de obras de seu acervo e da organização de exposições temporárias e, simultaneamente, captar e formar público para uma educação crítica do olhar em uma época saturada de imagens.
O prefeito Tito Costa inaugurou a Pinacoteca em 1980 com a presença de grande número de importantes artistas no cenário das artes plásticas do País, como Tomie Ohtake, Wesley Duke Lee e Waldomiro de Deus. Hoje, o espaço reúne um conjunto de obras que, além do seu valor estético, revela aspectos significativos da história social, política e cultural da região e do País.
Apesar de sua importância, esse acervo tem passado por uma história atribulada de caminhos e andanças, sendo acomodado em diferentes espaços físicos, em diversos endereços, sempre em condições precárias de instalação, preservação e exposição.
No final dos anos 1980, na primeira administração do prefeito Maurício Soares, foi criado o Núcleo Henfil de Ação Cultural com o objetivo de ser um espaço de referência de formação, informação e difusão das artes visuais na cidade e a Pinacoteca foi incorporada ao Núcleo, juntamente com a recém-criada Biblioteca de Arte.
Com o início da administração seguinte, o Núcleo teve o nome alterado para Espaço Henfil de Cultura e foi transferido para um edifício na Avenida Getúlio Vargas, local em que o acervo da Pinacoteca voltou a ficar mal instalado. O Espaço contava, desde o seu início - à época instalado na Rua Padre Lustosa -, com uma Biblioteca de Arte, que foi montada, organizada e dirigida por Ilva Aceto Maranesi com a finalidade de reunir e difundir o acervo municipal de publicações relacionadas às artes visuais.
Apesar desses percalços, a Pinacoteca não deixou de ter uma atuação marcante na cidade nesses anos. Principal responsável pela formação desse acervo, o atual curador da Pinacoteca teve sempre a preocupação de manter um diálogo vivo das obras com a criação, o pensamento e a vida política e social da região e do País. Em meados dos anos 1970, primeiros anos de formação do acervo, já eram apresentadas proposições de verdadeira ação cultural como aquela de registrar aspectos da cidade: podemos ver esses flagrantes de 30 anos atrás em obras de Durval Pereira, Rios Pinto, Santisteban, Salvador Rodrigues Jr. e Navarro, que podem ser encontradas no acervo. 

04 outubro, 2010

Anísio Teixeira: educação não é privilégio (Documentário)

Parte I



O que é Dislexia?

A maioria das pessoas pensa que a dislexia faz com que alguém veja palavras ou frases de forma inversa, ou que induz a pessoa a trocar a letra "b" pela "d". Mas isso é só uma das formas de dislexia conhecidas, no caso a fonética.
A dislexia, também conhecida como distúrbio do desenvolvimento da leitura, afeta a capacidade da pessoa de compreender a linguagem escrita ou a oral e, em alguns casos, ambas. Em outras palavras, é um distúrbio geral de aprendizado, relacionado à linguagem. Tarefas e atividades que nos são familiares, como escrever uma lista de compras, ler o jornal ou um livro, podem ser problemáticas para as pessoas disléxicas. Estudos recentes sugerem que entre 15% a 20% da população tem algum tipo de deficiência de leitura e, nessas pessoas, cerca de 85% têm alguma forma de dislexia.[Ref (em inglês)]
Embora as doenças do cérebro possam causar a dislexia e outros distúrbios de leitura como discalculia e disgrafia, (veja o box ao lado), pesquisas médicas indicam que, para a maioria das pessoas, estes são resultados de uma disfunção (e não doença) do cérebro. Estudos de imagens de cérebros mostraram que os cérebros dos disléxicos se desenvolvem e funcionam diferentemente dos cérebros de pessoas que não são disléxicas. Além do mais, a dislexia pode ser herdada.

Clique aqui para ler o artigo completo...


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.