28 setembro, 2012

28 de Setembro - Lei do Ventre Livre

Lei do Ventre Livre
A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei.

Como seus pais continuariam escravos (a abolição total da escravidão só ocorreu em 1888 com a Lei Áurea), a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças que nasciam livres. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. O primeiro caso foi o mais comum e beneficiaria os senhores que poderiam usar a mão-de-obra destes “livres” até os 21 anos de idade.

A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.

Junto com a Lei dos Sexagenários, A Lei do Ventre Livre (1887), a Lei do ventre Livre serviu também para dar uma resposta, embora fraca, aos anseios do movimento abolicionista.
 
 

23 setembro, 2012

Creche e Aprendizagem

As crianças tem muito o que aprender na creche

Os pequenos recebem cuidado e atenção e têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. No parque, se divertem pisando na areia. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim é o dia das crianças de até 3 anos nas boas creches do país.

Essas atividades compõem os conteúdos desse nível da Educação Básica. O termo é recente nessa etapa do ensino, mas tem se difundido graças às descobertas sobre a evolução cognitiva e emocional dos bebês. "Todas essas experiências que fazem parte da rotina devem ser organizadas em um currículo de forma a proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como andar, e a aprendizagem de aspectos culturais, como o hábito da leitura", diz Beatriz Ferraz, consultora em Educação Infantil e coordenadora da Escola de Educadores, em São Paulo. O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. "Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento", ressalta Beatriz.

22 setembro, 2012

Dislexia (Espanhol)

La dislexia es el término que se utiliza para describir un problema en el aprendizaje de la lecto-escritura. Los niños disléxicos podrán tener una enseñanza regular, mostrar un desarrollo intelectual normal, sin ninguna discapacidad aparente y al mismo tiempo presentar dificultades para comunicarse.
Los niños con dislexia tienen un verdadero conflicto para identificar y memorizar los grupos de letras comúnmente aprendidos durante sus primeros años de escuela. Eso significa un retroceso en el desarrollo del lenguaje escrito o hablado.
 El problema de los niños con Dislexia es que si no se detecta a tiempo el niño puede sufrir una discriminación tanto en el núcleo familiar como en la comunidad, puede ser considerado como un niño rebelde, flojo, retardado, con problemas que de no ser atendidos de una manera correcta y concreta estos niños sentirán que no son queridos por su familia o sus amigos.
A continuación les presento una película titulada “Todos los niños son especiales”, esta película es de Bollywood “Indi”, y aborda el tema de un niño de aproximadamente 8 años, este niño en la película muestra los síntomas de un niño con Dislexia, también muestra que si un Maestro no esta preparado para detectar y tratar este tipo de problemas castigara al niño consecutivamente.
 
 

20 setembro, 2012

Fases da Construção da Escrita

16 setembro, 2012

Tortura Escolar

"Os métodos clássicos de tortura escolar como a palmatória e a vara já foram abolidos. Mas poderá haver sofrimento maior para uma criança ou um adolescente que ser forçado a mover-se uma floresta de informações que ele não consegue  compreender, e que nenhuma relação parecem ter com sua vida?" (Rubem Alves)

Memória

"Memória: um saber que o pássaro sedimentou. Indispensável para se repetir as receitas que os mortos nos legaram.
E elas são boas.
Tão boas que elas nos fazem esquecer que é preciso voar. Permite que andemos pelas trilhas batidas.
Mas nada tem a dizer sobre mares desconhecidos. Muitas pessoas, de tanto repetir as receitas, metarmofosearam-se de águias em tartarugas. E não são poucas as tartarugas que possuem diplomas universitários.
Aqui se encontram o perigo das escolas de tanto ensinar o que o passado legou - e ensinar bem - fazem os alunos esquecerem de que o seu destino não é o passado cristalizado sem saber, mas um futuro que se abre como vazio, um não-saber que somente pode ser explorado com as asas do pensamento." (Rubem Alves)

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