08 outubro, 2009

Ler histórias às crianças maiores: dos quatro aos cinco anos

"(...)

1) Com as crianças desta faixa etária, reduz-se a quantidade de alternâncias por turnos no diálogo, dando lugar a intervenções mais extensas de cada uma, o que não favorece que se faça um maior número de intervenções.

2) A leitura efetiva da história, por parte do adulto, faz com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso, o discurso narrativo, e com um tipo também particular de texto , o de ficcção. Escutando essas histórias, as crianças aprenden a "fugir" da realidade, a escutar e memorizar histórias que não são reais, incorporar palavras e traços dos discursos escritos à sua vida cotidiana, ou seja, aprendem a linguagem dos livros.

3) Os adultos costumam escolher os livros aprorpiados para cada idade em função de critérios variados, entre os quais podemos mencionar o caráter de previsibilidade da história, a repetição na linguagem (rimas, refrãos, canções, discursos diretos), o tamanho do texto e o nível dee dificuldade do vocabulário e dos conceitos.

4) As crianças também aprendem a escutar a história até o final e a permanecer em atitude de expectativa com relação ao que vai acontecendo nela; isto é, aprendem a prestar atenção. Muitas vezes, o adulto provoca a participação da criança, incitando-a completar o texto, por exemplo, no caso de rimas ou de enunciados repetitivos.

5) Com freqüência, os adultos estimulam as crianças a relembrar e a repetir a história, e a relacioná-la com experiências externas ao livro.

6) Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que está impresso: o livro, a folheá-lo, a mantê-lo diante de si; aprendem também a reconhecer algumas letras, a encontrar seus valores sonoros e a memorizar alguns trechos do texto (Clay, 1991).

7) Aprendem, então, com um modelo de leitor: captam a entonação, as pausas, a posição, os comentários que os adultos fazem ao ler, para logo poder imitá-los em atividades de simulação de leitura."



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | PROGRAMAÇÃO POR DESIGNINGDREAMS.